quarta-feira, maio 13, 2009

Quasímodo


Aí que ontem a Sessão da Tarde passou o desenho do Corcunda de Notre Dame da Disney, e eu resolvi assistir porque só o vi uma vez quando fui no cinema. Lembro que naquele mês a edição da SuperInteressante (que naquela época não tinha só o nome de interessante) mostrou como eles fizeram pra animar todas as pessoas na praça, um processo que facilitou e ao mesmo tempo deixou tudo mais realista, e eu fiquei babando pra ver... aí no filme mesmo a cena passa em 1 segundo e pronto, acabou. Fiquei bem tristinha...

Mas enfim, ontem confirmei uma impressão passada que eu tinha sobre o filme: a história do Corcunda de Notre Dame não foi uma boa escolha prum filme infantil. A Disney ousou pra caramba num monte de coisas (vide as referências explícitas à tortura e Inquisição, as cenas onde Frollo cheira o pescoço da cigana Esmeralda e a imagina como uma "tentação do demo", o fato das gárgulas poderem ser amigos imaginários do corcunda, e a própria sequência do povo chamando-o de aberração e tacando porcarias nele - de chorar), mas no final amarelou e acabou apelando pro final bonitinho em que todo mundo é feliz pra sempre. Na certa porque viram que se seguissem a história original, não ia sair nada parecido com uma animação de férias de verão e o orçamento iria todo pelo ralo. No ano anterior Pocahontas já tinha sido um fiasco...

Fora que o nome do filme devia ser "O cavaleiro Phebo", porque ele é que é o maior herói ali: salva inocentes de morrer num incêndio e arrisca o próprio rabo nisso, leva flechada de outros soldados, cai num rio e não morre, e fica com a mocinha no final. Quasímodo tá mais pra ajudante.

Então de duas, uma: ou que fossem corajosos e assumissem O Corcunda de Notre Dame como uma animação adulta (como Fantasia), ou que escolhessem uma história mais digerível. Porque do jeito que foi feito, o resultado ficou um, com o perdão da palavra, Frankestein.

6 comentários:

Michel de Oliveira disse...

Esse tipo de coisa é algo de se esperar da Disney. Acho que a única coisa boa que eles fizeram nesses ultimos anos foi Kim Possible(sim, eu gosto, pode me chamar de tosco).

Claro, os meninos fãs de Kingdom Hearts vão discordas com seus gritos irritantes. Mas a opinião deles não interessa a ninguém. Até porque o jogo não foi feito pela Disney.

Samie Carvalho disse...

Bem Gabi, eu ateh concordo q a Disney pode nao ter sido muito feliz na escolha do Corcunda de Notre Dame como nova animacao do verao na epoca, e que sim, eles poderiam ter feito um filme mais adulto. Mas eu acredito que certas coisas precisam ser adaptadas mesmo. Ateh pq, so formos criticar outras escolhas da Disney com esse mesmo rigor excluiriamos varios dos Classicos como Pinoquio, Cinderella, Pequena Sereia, etc... Acho q de certa forma esta sempre foi e continuara sendo o "Conceito Disney Standart" de filme: Pegar um roteiro classico/famoso e refazer em animacao com uma suavizada no roteiro pra agradar gregos e troianos. Nesse caso gosto de ser critico levando em consideracao o "dentro-do-contexto" sem ser muito xiita, e olhando por esse ponto acho q a Disney foi muito feliz com o filme no que diz respeito ao resultado (apesar do filme nao ter sido um sucesso).

Quem leu a obra original de Vitor Hugo sabe o quao eh inimaginavel q alguem conseguisse fazer um filme pra criancas com aquela historia, e que ficasse bom.
Tah certo, a Disney prezou pelo esperado "final feliz" e Quasimodo ateh parece que eh quase um coadjuvante na historia, mas apesar disso o roteiro do filme ficou coerente, eu acharia muito tosco de a Esmeralda ficasse com Quasimodo usando aquele cliche de q "o que importa eh a beleza interior". Ateh nisso acho q Disney ousou em fazer com que a mocinha nao ficasse com o personagem principal. Que pela minha interpretacao nem eh o Quasimodo e sim a propria Catedral de Notre Dame que serve de epicentro para o desfecho da trama entre os diversos personagens. Inclusive considero esse filme um dos poucos com um "principe/mocinho do bem" realmente carismatico. Phebo eh um dos poucos que mostra alguam acao e personalidade.
Eles conseguiram colocar na Esmeralda personalidade forte e deixaram ela sexy (pra mim a mais sexy em todos filmes Disney), Clopin eh carismatico e divertido. Frollo representa bem a hipocrisia eclesiastica (pra mim um dos viloes mais legais e realmente maus, junto com Scar) e acho q eles conseguiram duas grandes vitorias com Quasimodo:
a primeira eh transformar um personagem do livro que eh corcunda, deformado,anti-social e mal-encarado num personagem (visalmente falando) carismatico e que nao assustaria as criancas. E em segundo foi o modo de expressar o sofrimento dele, acho que foi colocado de um jeito muito delicado e bonito, mas triste, a questao do complexo, vergonha, baixa auto-estima no personagem. Acho que muita gente que jah sofreu com isso, de certa forma se identifica com Quasimodo.
Aspectos como animacao, cores, musica e tudo mais nao vou nem comentar pq sao impecaveis.
Nao eh a toa que eh considerado uma das melhores trilhas sonoras da Disney.
Enfim, acho que esse eh um bom filme (apesar da baixa bilheteria) pela sua ousadia em varios aspectos, pela coragem e eh claro tecnica (animacao, som...)
So falta mencionar que sou um grande fa desse filme! ;D
Abraco!

Gabriela Martins disse...

Michel, vc não pode falar nada porque não gosta da saga de Zelda. Nhé! Se for pra ficar com uma série da Disney, eu prefiro aquelas do início da década de 90: Duck Tales, Tico e Teco RR, Esquadrilha da Fumaça...

Samir, eu não tinha pensando nesse ponto de vista da Catedral ser um personagem também, faz todo o sentido. Talvez pelo texto ficou parecendo que eu não gosto do filme, mas na verdade eu o adoro, nem comentei como a parte técnica (cores, músicas, etc) é impecável porque seria chover no molhado.

O que me incomoda mesmo é o filme ter tantas ousadias e mijar pra trás no final. Só isso. Mas comparado com a aberração que fizeram com o Hércules, até que o Corcunda ficou fichinha...

De qualquer forma tenho uma listinha de filmes da Disney que são sem-gracinhas, qualquer dia eu desovo ela aqui...

Samie Carvalho disse...

Como aquele da "Vaca foi pro Brejo"..
Eu q sou fa da Disney e tal, nao consegui ver nada naquele filme...

E esse negocio de sucesso eh engracado neh.. quando saiu Fantasia na Decada de 40, todos criticos malharam a Disney e o filme, que acabou sendo um fiasco e jogado ao ostracismo por anos, sendo somente "redescoberto" e elogiado como uma obra prima anos depois, se nao me engano no final da decada de 80 e inicio de 90, quando ate relancaram pra VHS.
Tem ate uns estudos interessantes sobre a relacao da imagem e som que foram usados no filme..^^

Puts, dizer q a unica coisa boa q a Disney fez foi Kim Possible eh um sacrilegio!!
E os Duck Tales? Darkwing Duck? Tale Spin? Ursinhos Gummy? Tico e Teco RR? O Homem Mau-Animado?
Alias Gabu, se interessar tenho achei a seria completa (em ingles infelizmente) de Tale Spin (com os episodios banidos) e Gummy Bears...^^ Se interessar..

Gabriela Martins disse...

Samir, acho que ele quis dizer de produto recente, e realmente não consigo pensar em nenhuma sperie legal (daí eu só falei dessas velhacas).

"A vaca foi pro Brejo" é da xepa da feira da Disney, falar mal é chutar cachorro morto... Tô muito feliz deles terem largado essa bobajada de "vamos fazer apenas 3D pq é isso que o público gosta" e terem voltado às animações 2D.

Sobre a Disney, é muito legal acompanhar a história do estúdio e a relação dos filmes com ela. Fantasia foi muito ousado pra época (muito compreensível, na minha opinião) e o prejuízo dele quase quebrou o estúdio. A Pequena Sereia ia sair naquela época, e tinha uns concepts maravilhosos, uma coisa bem sombria e com sereias esguias... mas foi vetado.

Anos depois eles passaram aperto de novo, e pra economizar nos longas daquela época não fizeram clean up dos desenhos (pintavam direto em cima) e optaram por fundos simples e com cores bem escolhidas. O resultado? 101 Dálmatas e Aristogatas. Eu adoro o traço "sujo" desses dois desenhos, e os fundos simples tb são um show.

Samie Carvalho disse...

Eu tb sou fa dessa epoca "suja" das animacoes da Disney! :D
Robin Hood, Espada Era a Lei, Mogli...
:D