segunda-feira, novembro 28, 2005

Solidariedade no Vestibular: sim ou não?

Todo mundo deve saber (ou pelo menos imaginar) que quando a gente se inscreve num vestibular, recebe um calhamaço chamado Manual do Candidato, com todas as regras óbvias do processo todo (provavelmente pra evitar que algum tapado tente fazer a prova armado- sim, aconteceu - ou queira processar a faculdade por não tê-lo deixado entrar depois que o portão fechou). Não precisa ler tudo, óbvio, mas pelo menos algumas partes.

Hoje de manhã fui fazer a prova de desenho do vestibular de Belas Artes, da UFMG. No tal Manual está escrito que para essa prova, a gente deve levar lápis e caneta pretos, borracha e lápis de cor azul, vermelho e amarelo. A prova começou, primeira questão, "desenho de observação: desenhe o objeto à sua frente usando apenas lápis de cor azul, amarelo e preto". De repente um cara com jeito de nerd-magrelo-adorador-de-RPG solta a seguinte frase:

- ô, gente, alguém aí tem lápis de cor pra me emprestar?

O CARA NÃO HAVIA LEVADO LÁPIS DE COR. É ou não é uma anta? Será que ele não leu o Manual? Ou pensou que não ia precisar?

Confesso que fiquei feliz: na sala onde eu fiz prova, de 15 cadeiras, apenas 12 estavam ocupadas ("oba, menos 3 concorrentes, com esse aí são menos 4"). Mas como um moleque que carregava uns mil lápis ao meu lado liberou azul e um amarelo para o nerd tonto, emprestei um vermelho. Tá, era um lápis chinês péssimo, mas o único bom que eu tinha eu ia usar. E eu avisei o cara que o lápis era ruim, e ele quis mesmo assim (acho que ele não podia exigir nada).

Juro que minha língua coçou pra dizer "Amigo, você deu sorte, que se o povo aqui fosse maldoso ou pensasse mais racionalmente, ninguém te emprestava os lápis e você tomava no rabicó".

Será que eu agi certo, ajudando um tapado a fazer a prova? Aí a minha vitória seria uma vitória limpa e verdadeira, porque todos os candidatos estavam em condições iguais. Ou será que eu deveria ter seguido o capetinha em cima do meu ombro e ter negado o lápis? Dúvidas, dúvidas...

4 comentários:

JRP disse...

A questão é bem simples: consulte sua Consciência.
Se ela aprovar, beleza.

Anônimo disse...

Seus olhos são muito sexys Gabriela! São poucas as mulheres que são capazes de excitar um homem apenas com um olhar, e você é uma delas. Sugiro um cantinho em seu álbum de fotos no Orkut apenas para eles^_^!

Gabriela Martins disse...

Farofa, vou te confessar uma coisa: não acho legal colocar foto de olho no Orkut. Sei lá, não vejo lá muito sentido... parece coisa de nego convencido, tipo "dizem que tenho um olhar penetrante".

Abraços.

Anônimo disse...

Discordo, pois a beleza deles não precisa de nenhuma legenda elogiosa. Mesmo que isso lhe seja irrelevante, eles são sedutores, quer você queira ou não, e fica para o visitante de seu álbum de fotos deixar se seduzir por eles, isto é, se for dotado de testículos para sentí-los. Mas enfim, uma foto de bikini também seria muito interessante...

Beijos,