sexta-feira, agosto 28, 2009

Trabalhando por migalha... ou coisa pior.

Essa eu deveria postar no meu quase-vindo-à-tona blog de desenhos (opa, escapuliu antes da hora), mas como o assunto é sério e assunto sério é sempre urgente, vou postar por aqui mesmo.

O Montalvo é um ilustrador que eu admiro pra caramba, sobretudo pelos posicionamentos dele sobre a profissão. Foi ele que puxou a idéia do SketchCrawl no Brasil (prometo que no próximo eu faço tudo direitinho, com direito a foto e mais gente participando), fora seus textos supimpas e empolgantes.

Aí que dia desses ele postou esse vídeo aqui. Coloquei o link pro post dele porque não consigo anexar o videozinho aqui no site, mas garanto que vale a visita. E acho que é de se espantar: se a Warner é capaz de pedir ao Harlan Ellison, que é um escritor conhecido e tarimbado, que ceda um trabalho dele sem oferecer um tostão em troca (e sequer uma cópia do DVD), imagina o que não fazem com novatos... e acaba que esses, por ingenuidade, medo, ignorância ou uma mistura de tudo, vão achatando os já bem achatados preços ainda mais...

Se você já estiver por lá, aproveite a visitinha e veja o post sobre a última (tentativa de) campanha viral da Puma. E já que estou no embalo, fiquem com esse texto do Hiro, sobre o porque de não se desenhar de graça. Lembro que eu o encontrei sem querer numa das minhas andanças pela web, e foi o que me motivou a me profissionalizar como ilustradora.

Nenhum comentário: