sábado, abril 12, 2008

Bonequinhos de papel + fotos bacanudas

Mais um post pra lista de coisas legais que de vez em quando caem no meu colo. Dessa vez, todas elas são contribuições da lista do IlustraGrupo.

Bent Objects

Nesse blog, objetos comuns do dia-a-dia são manipulados e transformados em cenas curiosas e personagens, em fotografias de encher os olhos de tão bem feitas. A explicação ficou meio confusa, mas dá uma olhada no gatinho de Cheetos aí embaixo que fica fácil entender.


Paper Forest:
Já esse blog se dedica a falar de artes feitas com papel (há uma postagem sobre aquele desfile do Jun Nakao na SP Fashion Week, onde as modelos usavam vestidos de papel e os rasgaram ao final) e a cereja do bolo: listar links para baixar modelos de papel, daqueles que se montam recortando e colando as partes, deixando a criatura em três dimensões. Quando eu era criança as bancas eram cheias de revistinhas com esses badulaques, mas parece que hoje em dia o reduto deles virou a Internet: dá pra encontrar desde os mais "tradicionais", que são bonequinhas, casinhas e bichinhos bem quadrados (nos dois sentidos); até modelos bem sofisticados de aviões militares, de animais bem realistas, de coisas mais caricatas, de outras mais cucthi-cucthi...

Esse site aí costuma listar modelos mais voltados pro lado modernete: o post de hoje traz modelos dos principais candidatos a presidência dos EUA. Também tem muita coisa parecida com toy art (brinquedos caríssimos e estilosos produzidos pra colecionadores, e não pra crianças), mas pra quem não gosta de ousar muito, pode clicar sem medo que nem tudo é tão exótico assim: tem passarinhos de papel, calendários bem práticos... Alguns modelos são pagos, mas um monte deles são grátis: basta baixar o PDF, imprimir e seguir as instruções. E o mais legal pra quem sabe um mínimo de programas de edição gráfica (Photoshop e afins): vários dos modelos são personalizáveis! Um exemplo são esses passarinhos aí embaixo:


Pra quem gostou da brincadeira, uma dica do Widonidí Another Hiro: alguns sites de impressoras dos EUA e do Japão tem desses modelos aos montes, a maioria lindões de doer. Faz sentido: aí seus olhos queimam de vontade e você gasta os cartuchos caríssimos da sua impressora imprimindo os badulaques, esgotando-os mais rapidamente e tendo que comprar novos. Legal, né?! Como amostra, esse dragão, essas matryoshkas e esse quebra-cabeça 3D (foto embaixo) são todos do site da Canon.


Descobri todos esses links recentemente e tô me perguntando como resolver um problema duplo: não gastar tanto papel e tinta de impressora, e como arrumar lugar pra guardar todos os modelinhos (meu quarto já está abarrotado de tralha). Ai, ai...

Um comentário:

:-P disse...

Meu, não achei que era Cheetos.
Achei que era um perú!
MEDO!